"Poucas pessoas tem todas as respostas sobre como usar as mídias sociais como ferramentas de comunicação", foi essa a fala do publicitário que provocou a seguinte reflexão: mídias sociais são mais que mídia.
Modelos de comportamento, o rídiculo humano e a força das multidões são motrizes para um novo ambiente social que está impactanto as marcas. Nesse sentido, Pyr entendeu que são as pessoas que promovem as mudanças e que as ferramentas tecnológias são apenas facilitadores para a criação de conexões emocionais com os consumidores.
Seguindo o pensamento de Lara Lee, responsável pela estratégia de criar uma comunidade de marca para a Harley-Davidson, foi discutido como nossas maiores emoções acontecem no mundo offline e sobre como temos que aprender, cada dia mais, sobre a experiência humana para transmiti-las no meio online. Segundo Pyr, o segredo é compreender que a socialização da mídia está menos ligada à tecnologia, do que à sociologia, antropologia e demais ciências humanas.
O caos é a nova ordem e o caos digital acabou por nos libertar e nos dar mais porder, e essas são as características do novo consumidor. Hoje, as mídias sociais explodiram, aceleraram e foram parte importante de grandes revoluções.
O poder das multidões muda a ordem política e social do mundo e, nesse momento da palestra, Pyr apresentou o case Barack Obama e o coordenador da campanha que elegeu o atual presidente dos EUA: Ben Self, sócio-fundador da agência Blue State Digital.
Foram apresentadas dicas do estrategista americano sobre como fazer o poder das multidões estar em benefício de uma causa e Pyr ainda ressaltou que isso só é possível através de pessoas que dominam brilhantemente as relações humanas. "Quanto mais humanizarmos nossas histórias, chegaremos mais perto de pessoas reais", disse o publicitário.
Próximo do fim da palestra, ainda foram apresentados o Digital Manifesto de Brian Solis, um documento sobre o futuro das comunicações e um manifesto para a integração entre a mídia social e o marketing, e as 7 regras para construir comunidades de marca, sugeridas por Lara Lee.
O segredo não é digital, é humano. O ser humano é antes de tudo um ser social. Essa foi a conclusão sobre as mídias sociais, ferramentas digitais que estão potencializando e criando novas regras para a comunicação.
![]() |
Pyr Marcondes |
Nenhum comentário:
Postar um comentário