Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Diálogos Universitários recebe Marcelo Tas em Uberlândia

Foto: Hick Duarte

Uberlândia recebeu, ontem (06), o programa Diálogos Universitários, uma iniciativa da Souza Cruz na área de educação, e a presença brilhante e marcante do jornalista Marcelo Tas. A proposta dessa edição do programa foi dialogar um pouco sobre a grande mudança que todos nós vivemos e sobre a rede de alta velocidade que nos une e que, todos os dias, modifica o nosso modo de estudar, trabalhar e, principalmente, se comunicar.

"A vida na rede não é de hoje, é de muito tempo atrás", esta foi a fala que desencadeou uma discussão sobre a história da tecnologia e da comunicação. "Dinossauro" nessa área (utilizando as palavras do jornalista), Tas contou a respeito de seu primeiro dia de aula e falou sobre uma geração do passado que não questionava o professor, geração que ele chamou de "a geração que copiava". Em contrapartida, ele chamou atenção para os dias de hoje, tempo em que temos muitos provedores de informação.

Em uma viagem pelo tempo, falou-se sobre como precisamos estar abertos às mudanças e, principalmente, aprender sobre a história da tecnologia. Hoje, a ansiedade pelo tempo real toma conta de uma nova geração de jovens que, espalhados por todo mundo, tem mais oportunidades de ensino, trabalho e relacionamento.

Para marketeiros e publicitários já inseridos no mercado, a palestra pode não ter trazido muitas informações novas mas, com certeza, serviu para provocar reflexão.  Afinal, a conclusão da palestra se resumiu na seguinte frase: "Não dá mais para ignorar que o consumidor mudou".

E o que um analista de mídias sociais pode ter aprendido com Marcelo Tas?

Tas mostrou como as novas mídias ou mídias sociais foram capazes de provocar mudanças na forma de fazer e no próprio slogan do programa CQC. Ouvir a resposta do público pela Internet: foi esse o hábito que o jornalista criou, todas as segundas, antes e após o CQC, para receber o feedback dos telespectadores, depoimentos sobre o programa, opiniões, críticas e para conhecer um novo público.



Enfim, "o profissional do futuro tem que saber ouvir. Ouvir e aprender com a sua rede", afirmou Marcelo Tas.

Aos organizadores do evento, parabenizo pela excelente iniciativa. Ao grande Marcelo Tas, nossa eterna reverência. Uberlândia agradece sua participação e todo o conhecimento compartilhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário