Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Você sabe o que é um tweet de oportunidade?

Se a nomenclatura existe, ainda desconheço, e, nesse caso, deveria patentear (rs). Na verdade, todos nós conhecemos os chamados anúncios de oportunidade, ou seja, anúncios e/ou comerciais inspirados em algum fato que virou notícia. O raciocínio não é o mesmo, mas a nomenclatura serviu para que eu definisse uma categoria de tweets muito interessante. Alguma vez, você já solicitou indicação de um produto ou serviço via Twitter e foi atendido imediatamente por uma empresa do ramo? Eu já.

Há pouco tempo, buscava sites de corretoras de seguro com simulador para conseguir um orçamento e fui atendimento pela Lar Corretora de Seguros. Canal de atendimento? Twitter.



O mais interessante é que, em momento algum, procurei essa empresa e, a essa altura, a gente já se pergunta, como eles me encontraram? A resposta é simples: certamente, a corretora faz pesquisas em mecanismos de busca do Twitter pelas palavras-chave seguro, automóvel etc., todas relacionadas ao ramo de negócio da empresa. É isso o que eu chamo de tweet de oportunidade, atender o seu cliente sem que ele nem mesmo imagine que você exista ou que possa atendê-lo.

O mais importante é não confundir tweet de oportunidade com SPAM. Lembre-se de que eu fui atendida quando procurava o serviço e, em nenhum momento, fui bombardeada por propagandas ou publicidade via Twitter. Não faça com que um possível cliente (prospect) repudie o seu comportamento nas mídias. Lembre-se também de que você precisa conversar com o seu público-alvo, por isso, antes de enviar um reply, investigue ao máximo o perfil para o qual você deseja apresentar o seu produto ou serviço.

São inúmeras as possibilidades e, para saber aproveitá-las, basta conhecer um pouco sobre buscas nas mídias sociais e, claro, tem um roll qualificado de palavras-chave para o seu negócio.

Não fiz o seguro com a @larseguros porque, infelizmente, eles não tem corretores em Uberlândia e, nesse caso, prefiro o atendimento presencial, mas parabenizo a empresa pela excelente iniciativa e pela proatividade. Vejam, abaixo, como foi o meu atendimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário