![]() |
Foto: Anderson Alves |
Estamos quase chegando ao fim deste evento e, neste post, falaremos um pouco sobre o que aconteceu no quarto e penúltimo dia do Social Media Week. A quinta-feira foi preenchida com temas mais reflexivos. Vejam quais foram os painéis: O Eu Digital, Humor.com – do que, por que, com quem rimos?, Quantos, quem, onde, por que somos? Sonho x Realidade, Voz e visão do presidente, O Futuro das Mídias Sociais e Marketing que – DE FATO – fala com o jovem.
O primeiro deles, "O Eu Digital", propôs uma reflexão sobre como as pessoas parecem solitárias na Internet. Gisele Beiguelman (Artista Digital/PUC) falou sobre como internautas "vomitam" um monte de coisas todos os dias e, ao mesmo tempo, falam com ninguém. Durante o debate, outra discussão em torno do eu digital vs eu não digital chamou a atenção para o fato de que, hoje, a Internet permite que nós tenhamos vários eus simultâneos, uma "esquizofrenia saudável" de criação de personagens e de projeções em cada uma das mídias sociais.
O próximo debate, "Humor.com – do que, por que, com quem rimos?", moderado por ninguém menos que Rafinha Bastos, discutiu sobre as tendências para os vlogs, vídeo blogs que povoam a Internet. O painel contou ainda com a contribuição de Xico Sá, escritor e colunista, e Mederijohn Corumbá do Galo Frito, e o trio provocou muitas risadas. Rafinha Bastos ainda comentou sobre como muita coisa surge na rede e só depois é levado para a televisão, e sobre como a Internet se tornou uma geradora de oportunidades.
O último painel antes do intervalo contou com a participação de Renê de Paula da Locaweb, Gil Giardelli da ESPM e Gaia Creative e a moderação de Pedro Doria do Estadão. O questionamento que iniciou o debate foi "Aonde vamos parar?". A partir daí, formou-se uma discussão em torno da visão de cada um dos participantes sobre as mídias sociais e sua relação com a realidade brasileira.
Após o intervalo, Bia Granja entrevistou personalidades do Twitter, como @MussumAlive, @NairBello e @HebeCamargo, para entender o que eles pensam sobre as mídias sociais. Em seguida, escutamos a opinião de Fábio Barbosa, presidente do Conselho do Banco Santander, sobre como as mídias sociais são observadas por quem está no topo da hierarquia empresarial.
O próximo debate envolveu vários nomes importantes da comunicação digital. Em "O Futuro das Mídias Sociais", assuntos como o comportamento do usuário de mídias sociais, as tendências em mobile e geolocalização, colaboração e ativismo, embalaram o bate-papo entre Abel Reis (AgenciaClickIsobar), Edney Souza (BlogContent), Martha Gabriel (ESPM), Gustavo Fortes (Espalhe), Ricardo Cavallini (WMcCann) e Roberto Grosman (FBiz).
O fim de noite contou com um debate, "Marketing que – DE FATO – fala com o jovem", sobre como pensar em uma comunicação publicitária efetiva, eficiente, envolvente, que consiga criar engajamento entre o público jovem.
Esse foi um resumo deste penúltimo dia de evento e, enfim, chegamos ao quinto dia. Sem ansiedade pelo término do #SMWSP, afinal são eventos assim que permitem que a gente ouça e reflita sobre nossa rotina de trabalho, nos encontramos amanhã para aproveitarmos o último dia.
Transmissão ao vivo do #SMWSP via streaming: www.oiacontece.com.br/smw.
Nenhum comentário:
Postar um comentário