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Foto: Anderson Alves |
O quinto e último dia dedicado ao Social Media Week foi preenchido com debates sobre geolocalização, conteúdo relevante, movimentos sociais, negócios, globalização, fail e fama. Veja quais foram os painéis da sexta-feira: Geo-localização: charme ou realidade, gadget ou business?, Conexões de ideias, Mídias Sociais Como Negócio, Local vs Global e O Que Bombou e o Que foi #Fail em 2010.
O primeiro deles trouxe uma discussão sobre quais os rumos da geolocalização. E aí, é só moda ou veio pra ficar? Pra quem ainda não sabe do que se trata, a geolocalização é o que permite que um computador que esteja conectado à internet encontre uma localização geográfica. A aposta dos participantes do debate é que nós estamos somente no começo e que, cada vez mais, as pessoas querem compartilhar onde estão e o que estão fazendo.
Segundo Juliana Lima, a geolocalização "hypou" com o Foursquare, aplicativo que já possui mais de 6,5 milhões de usuários no mundo. Durante o painel, ela e outros na mesa lembraram a campanha desenvolvida pela It’s Digital para o Spoleto, uma grande rede de culinária italiana no Brasil. Nesta ação, o Mayor das lojas selecionadas ganha uma massa tradicional a cada 6ª feira.
No debate ainda foram discutidas questões sobre geolocalização vs privacidade, além de exemplos de estratégias de campanhas usando essa tecnologia.
Em Conexões de ideias, Bruno Mastrocolla moderou um bate-papo sobre cases, ideias e insights colaborativos. Durante a conversa, os participantes falaram sobre como o conteúdo se torna relevante na Internet, sobre como as redes sociais estão se tornando inerentes à vida das pessoas. Além disso, ouvimos depoimentos de blogueiros sobre o seu dia-a-dia como blogueiros e o seu vínculo com as mídias sociais.
A discussão mais interessante do painel abordou o que podemos chamar de movimentos sociais. Qual a participação das mídias sociais em revoluções como no Egito ou no Irã? Segundo eles, elas tem contribuído para divulgar estes movimentos, mas não são as principais responsáveis por eles. Para a queda de Mubarak, o Twitter funcionou como um catalizador e mobilizador de informações.
Uma crítica importante sobre o assunto recaiu sobre o que eles chamaram de "ativismo de sofá". Nessa situação, muitos usuários acreditam se engajar em movimentos sociais apenas dando retweet em mensagens de solidariedade ou revolta, acreditando que um RT já seja o suficiente para fazer a sua parte ou dar sua contribuição.
Para o terceiro debate foram convidadas algumas pessoas que vivem de mídias sociais ou que tem negócios fortemente influenciados por elas. Alexandre Inagaki, João Pedro Motta, Fábio Seixas, Marcus Andrade, Vivianne Rodrigues e Rodrigo Junco contaram um pouco sobre como as mídias sociais influenciam seus negócios e nos provocaram a refletir sobre como elas são ou se tornaram negócios interessantes.
Após o intervalo, Ethan Zuckerman, pesquisador de mídias sociais do MIT, participou de um bate-papo via Skype e respondeu perguntas para nos ajudar a entender melhor as mídias sociais e sua relação com o mundo. Zuckerman, recentemente, se apresentou no TED discutindo sobre o assunto e, na ocasião, usou como case o famoso Cala Boca Galvão. As mídias sociais podem criar um mundo melhor, menor, mais próximo ou acabará por nos segregar ainda mais? Estes foram alguns questionamentos dos moderadores Bob Wollheim, Raphael Vasconcelos e Caique Severo.
Em O Que Bombou e o Que foi #Fail em 2010, tivemos a gravação de um braincast ao vivo com o pessoal do Brainstorm9 falando do que foi #epic e, claro, dos #fails das mídias sociais no Brasil em 2010. E, para encerrar o Social Media Week, assistimos a uma entrevista ao vivo de Luli Radfahrer com duas das mais famosas celebridades brasileiras na web: @twittess (Tessália Serighelii – uma das participantes do BBB) e @Mbottan (Miriam Bottan – capa da Pix e mais recentemente capa de ensaio sensual na Trip).
Chega ao fim mais um Social Media Week. Fiquem atentos, pois já temos promessa de vídeos de todos os debates no Twitter do evento.
Para resumir os cinco dias do #SMWSP, sugiro um post do BlogMidia8.com com 216 dicas twittadas durante o Social Media Week São Paulo 2011. Se você participou do evento, talvez possa encontrar a sua.
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