Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Social Media Week São Paulo - 3º dia

Foto: Anderson Alves

Chegamos ao terceiro dia do maior evento sobre mídias sociais, o Social Media Week. A quarta-feira foi preenchida com temas interessantes e polêmicos. Estes foram os painéis do dia: Isolamento Digital x Inclusão Social?, Mídias Sociais e o Mundo Mobile – Real x Mito, Mitos & Verdades das Métricas e do ROI em Mídias Sociais, Social Games – Quem Está Jogando Esse Jogo?, Games, Grana e Gente e Social E-commerce – Comprando e se conectando.

Logo no início, Luciano Palma moderou o debate sobre inclusão social que envolveu a discussão sobre como o uso das redes sociais ampliou a capacidade das pessoas se relacionarem umas com as outras. Luciana Annunziata também falou sobre como a web possibilitou o surgimento de uma diversidade de papéis, como no caso de uma senhora que vendia gatinhos através do Mercado Livre.



O mais polêmico deste debate foi a discussão em torno do livro Alone Together, da escritora Sherry Turkle e sobre como as pessoas estão confundindo conexões com amizades. Nesse momento, uma troca de opiniões se formou em torno de casos como o de Simone Back, uma garota que noticiou seu suicídio para os 1048 amigos no Facebook que, por sua vez, não agiram, mesmo com a nota de suicídio da amiga.

Por fim, Tiago Dória, do IG, colocou em pauta o fato de, muitas vezes, as redes sociais não gerarem comprometimento, uma vez que algumas pessoas, para não parecerem alienadas, participam de movimentos motivadas por outras pessoas, gerando assim o que ele chamou de um ativismo sem comprometimento.

O segundo painel, muito bacana por sinal, contou com a participação de grandes nomes da tecnologia mobile que falaram um pouco sobre a relação entre mídias sociais e o mobile, sobre como o Foursquare está ligado a essa tecnologia, assim como o Twitter que surgiu a partir da mesma ideia do SMS com a sua maneira de comunicar em poucos caracteres. Outro ponto importante abordado foi o fato de muitas operadoras de telefonia estarem estimulando o uso do celular e de como a classe C, em breve, vai entrar com tudo nesse mercado.

Em seguida, assistimos um debate interessntíssimo sobre ROI em mídias sociais com a ilustre presença de profissionais como Edney Souza (BlogContent), Renato Shirakashi (Scup), Juliana Sawaia (IBOPE) e Ricardo Almeida (I-Group). Durante todo o painel, foram discutidas questões sobre como medir o verdadeiro retorno e sobre onde está o valor das mídias sociais para as marcas.

Segundo Juliana, a popularização das mídias sociais tem despertado o interesse dos anunciantes por ser mais uma forma de estarem em contato com o cliente. Outro ponto importante levantado por ela, é o fato de o principal ativo da mídia social ser o insight qualitativo, por isso, ao mensurar o resultado de uma ação em mídia sociais, devemos sempre nos perguntar se o que lemos é mesmo relevante.

Também foi discutido neste painel o quanto consumidores estão engajados com as marcas. Para medir o ROI, saber se o usuário investe seu tempo em comentar sobre uma marca é saber se o resultado da campanha foi positivo.

Além disso, Edney Souza chamou atenção para o fato de que, em uma campanha de mídias sociais, tudo precisa ser medido, desde as ações de planejamento até o Power Point de resultados apresentado para o cliente. Antes de iniciar uma campanha, você precisa conhecer claramente qual a sua situação atual, saber como será a execução e as estratégias adotadas e, principalmente, saber onde se quer chegar.

Segundo ele, o ROI depende do tipo de campanha que você está fazendo, afinal de contas um retweet, apesar de ser importante para o marketing, não significa nada para o financeiro de uma empresa. Assim, se a sua campanha não está focada em vendas, você dificilmente conseguirá um ROI financeiro. Às vezes, não se tem a mensuração de venda direta, mas se medirmos o engajamento, perceberemos indicios de que a campanha funcionou, como menções do tipo "Eu comprei", "eu usei" etc.

Após o intervalo, foram apresentados dois painéis sobre a febre mundial dos Social Games e sobre como esta área tem dado oportunidade para o surgimento de novos negócios para o mundo da comunicação. Além de uma entrevista ao vivo com três produtores de conteúdo mais influentes das mídias sociais brasileira, e um papo sobre Social E-commerce com Rodrigo Borges (Buscapé), Andrea Dietrich (Grupo Pão de Açucar), Rodrigo Waissman (Frugar), Mirko Mayeroff (BrandsClub) com moderação de Lucas Couto (SMW/SP).

Nos encontramos novamente amanhã para mais um dia de #SMWSP. Acompanhem a transmissão ao vivo via streaming: www.oiacontece.com.br/smw.

Nenhum comentário:

Postar um comentário