![]() |
Foto: Anderson Alves |
Mais um dia no Social Media Week São Paulo e, ontem, muita gente bacana e interessante trouxe pra gente ideias e informações importantes sobre mídias sociais.
Os painéis da terça-feira foram: Mídias Sociais em Giro pelo Mundo, Mídias Sociais Somos Nós, Pessoas, Valores da Web – Já quebramos os Paradigmas de Mudança?, Verdades, Mentiras & Mídias Sociais, Don’t feed the Trolls (or Do It), Canal Direto: Empresa x Consumidores e Um olho no globo, outro na twittada.
A tarde começou com uma discussão sobre como é natural para o ser humano querer expor seus pensamentos, sobre como a mídia social deu voz para todos. Quantas vezes a primeira pergunta que você fez para alguém foi "Você tem Twitter? ou "Qual é o seu Facebook?, ao invés de pedir o número do celular? Essa é uma nova realidade na qual mídias sociais nada mais são do que pessoas se relacionando.
Em seguida, as queridas Juliana Constantino e Rosana Fortes, da Agência Click, deram um show com um bate-papo sobre o que elas tem visto de mais interessante e inovador em campanhas de mídias sociais. Abordando bastante o Facebook, as duas falaram sobre como muitas marcas possuem uma estratégia de comunicação consistente, como no caso da americana Skittles que já possui quase 15 milhões de Curtir em sua Fan Page na rede social.
Juliana também falou sobre como o excesso de oferta no Facebook tem transformado o Curtir em uma moeda valiosa (que, inclusive, já tem preço: US$1,07) e sobre o quão qualificado é esse Curtir, já que na rede social todos nós temos condições de descobrir quem são as pessoas que curtem uma página ou aplicativo.
Para finalizar o painel, as palestrantes levaram alguns cases de ações desenvolvidas em mídias sociais que extrapolam ações promocionais comuns, do tipo "pede um like em troca de alguma coisa", como um e-commerce todo desenvolvido dentro do Facebook ou como o Don't eat at..., um aplicativo do Foursquare desenvolvido para desaconselhar as pessoas a comerem em alguns lugares.
O próximo debate levou para o palco os divertidíssimos Alexandre Ottoni e Deive Pazos do #JovemNerd. Em "Valores da Web – Já quebramos os Paradigmas de Mudança?", os dois falaram sobre como surgiu o Jovem Nerd, sobre como as redes sociais promoveram mudanças e como as pessoas precisam ter vontade de aderir para promover uma ideia. Além da galera do Jovem Nerd, participaram desse painel Pablo Handl (Hub) e Rafael Sbarai (VEJA ON_LINE).
O último painel, antes do intervalo, foi conduzido por Cris Dias, Ken Fujioka e Patrice Lamiral da JWT, inesgotáveis fontes de informação sobre comunicação digital. Durante a exposição que fizeram, os criativos da JWT falaram sobre uma pesquisa realizada nas mídias sociais sobre temas que foram assunto em 2010, como a eleição presidencial.
A mídia social influencia a mídia tradicional e vice-versa? A mídia social é pautada pela mídia tradicional? A resposta foi: Sim, totalmente. A mídia tradicional é fonte de informação para a mídia social que, por sua vez, trata os assuntos da mídia tradicional com uma intensidade diferente. Inversamente: a mídia tradicional é pautada pela mídia social? Segundo eles, a mídia social é mais utilizada como ferramenta, fonte de pautas leves e laboratório de talentos e tendências.
Toda essa diferença se dá em função da vocação dos meios que é diferente: enquanto a mídia tradicional tem limitação de tempo e espaço, a mídia social tem a vocação de gerar conversas, de caráter pessoal, de interação entre as pessoas.
Após o intervalo, Wagner Martins moderou um papo sobre um dos fenômenos mais típicos das mídias sociais em todo o mundo: a trollagem. Em seguida, outro painel expôs sobre a experiência de empresas e consumidores frente a frente, realidade permitida pelas mídias sociais.
O fim de noite foi prestigiado por B. Bonin Bough, Diretor Global da Área Digital e de Mídias Sociais da Pepsico e por uma apresentação especial criada pela What We Know So Far, grupo que estuda os memes e faz apresentações em formato de pocket shows mundo afora.
Por hoje é isso! Amanhã, o blog trará novas informações sobre o #SMWSP. Continuem acompanhando a hashtag ou transmissão ao vivo via streaming no endereço www.oiacontece.com.br/smw.
Nenhum comentário:
Postar um comentário