
Há aproximadamente um mês, a Nissan lançou uma promoção exclusiva nas redes sociais que prometia um Tiida Hatch para o internauta que alcançasse primeiro 44500 retweets no Twitter e um Tiida Sedan para aquele que atingisse a marca de 44500 "Curtir" no Facebook.
A meta parecia praticamente impossível de ser alcançada, mas, ainda assim, a internauta @anarina realizou o seu cadastro no concurso se comprometendo a doar o carro para a ONG Família Santa Clara após ganhar a promoção. Carolita (@anarina) não contava com o fato de que, em uma única madrugada, o perfil @tca_oficial atingisse a marca de 44500 retweets e, o pior, que fosse premiado pela Nissan com o Tiida zerinho.
Qualquer pessoa que tenha um mínimo de conhecimento em tecnologia, deduziria que essa façanha só teria um responsável: um script programado para gerar os retweets. Tanto foi que o advogado Fernando Gouveia, que encabeçou a ação de caridade, achou muito estranho, inclusive porque muitos usuários tinham o retweet em sua timeline sem ter conhecimento disso.
Pouco tempo depois, o perfil que cometeu a fraude foi eliminado do Twitter por ter invadido contas alheias. "Apesar das evidências e provas que mandamos para a empresa, mostrando que se tratava de uma fraude, a Nissan soltou um comunicado dizendo que não viram problema no regulamento", afirmou Fernando.
Uma ação conjunta contra a Nissan já foi solicitada, além disso, o perfil @nissanfail foi criado e já conta com mais de 1300 seguidores. Segundo @viniciuskmax, programador que também fazia parte do movimento em favor da ONG, o perfil servirá para alertar a Nissan sobre o que a agência ID/TBWA, responsável pela veiculação e organização da campanha, fez com a imagem da empresa na web.
Para reverter a situação, a Nissan lançou um comunicado na página da promoção incluindo um segundo carro para a campanha do Twitter e informando ainda sobre a criação de um comitê auditor para avaliar todos os casos e dúvidas que eventualmente venham a ocorrer nas redes sociais.
No entanto, contrariando o que foi dito no comunicado, de que o comitê seria formado por especialistas da internet, as pessoas selecionadas não parecem ter nenhum conhecimento aprofundado sobre o assunto.
Flávia Penido (@ladyrasta), advogada e um dos membros do comitê, em entrevista para o site Olhar Digital, explicou que o papel do grupo é analisar os casos de possíveis fraudes que são trazidos até eles e ainda afirmou: “Até onde sei, este segundo concurso terá uma monitoração bem minuciosa e será auxiliado por consultores técnicos. Temos autonomia, mas não é poder arbitrário, há considerações técnicas que são feitas, senão não faria sentido ter um comitê".
Esse bafafá todo chegou até mim através do meu colega de trabalho, redator, músico, blogueiro e universitário, Marcelo Rezende, que também havia me apresentado a campanha. É como a gente sempre diz, na hora de planejar uma campanha envolvendo mídias sociais, lembre-se de que você está lidando com pessoas que têm voz ativa na Internet. Que papelão Nissan!
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