Páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Métricas em mídias sociais: não basta quantificar

Parece estranha a afirmação no título do post, mas, por incrível que pareça, muita gente ainda acredita que relatórios de métricas são aglomerados de números que não fazem nenhum sentido.

Esta aí, a palavra-chave é sentido. Assim como, para trabalhar com mídias sociais, você precisa entender que tudo deve fazer sentido para o usuário, o seu relatório também precisa fazer sentido para o seu cliente. Mais uma vez, não basta quantificar.



Com um ano de experimentos e experiências, aprendi que o momento do relatório não coincide com o fim de uma campanha. O ciclo é exatamente esse: planeje, execute, avalie e, por fim, aja.

A questão é que não é possível agir se você não compreende o que os números estão informando. Antes de se lançar entre amontoados de gráficos, busque entender o que cada um deles tem para dizer.

Elabore uma sequência lógica, procure compreender como as informações estão relacionadas e, principalmente, pesquise e descubra o que toda essa informação tem a ver com o seu contexto. Seja crítico.


Se você não sabe como os números acima podem te ajudar, não repasse a informação. Seja objetivo e transforme o seu relatório em ações positivas para o seu cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário