O post de hoje não é para falar de mais um case divulgado em inúmeros blogs sobre mídia digital. Dessa vez, o conteúdo é exclusivo.
Vários artigos informam que, cada vez mais, empresários investem em mídias sociais e que esse tipo de mídia tem melhorado os resultados em até 18%. Mas a questão é: muitos ainda não compreendem a influência e o alcance de uma rede de contatos estrategicamente pensada. Então, qual o primeiro passo antes de mergulhar de cabeça nesse aparente aglomerado de pessoas e ideias? A resposta é simples: pense em qual das ferramentas de mídia social se adequam ao seu negócio, serviço ou produto. Só assim, você obterá o melhor retorno.
Foi isso que eu e minha mãe fizemos quando decidimos modificar a forma de divulgar as tortas deliciosas que ela faz. Há algum tempo ela fabrica tortas doces e enviava fotos por e-mail quando precisava mostrá-las para uma cliente. Qual o problema disso? Nem sempre ela estava disponível para enviar o e-mail no momento em que a cliente solicitava ou ela não tinha as imagens das tortas em qualquer computador e, o pior, a cliente ainda tinha o trabalho de baixar todos os arquivos e que ainda assim não representavam nem 20% daquilo que a minha mãe já havia fabricado.
Com uma medida simples, nós solucionamos tudo isso: criamos uma conta no Flickr e, a partir daí, todas as tortas que ela fabricava passaram a ser fotografadas e postadas. Assim, quando uma cliente acessa o endereço consegue ver toda a variedade de tortas, além de poder divulgar para outras pessoas com facilidade.
Em pouco tempo, o número de encomendas quase duplicou e os comentários positivos sobre o Flickr começaram a surgir. O curioso é que, por muito tempo, minha mãe foi contrária à ideia de publicar as imagens e, hoje, não deixa uma torta ficar um dia sequer fora do Flickr depois de ser fotografada.
Medidas simples e resultados excelentes, essa é a lógica das mídias sociais. Agora, se você ficou com água na boca, tá aí o resultado na galeria de Tortas da Iô.
Nenhum comentário:
Postar um comentário