Como analisar o que o seu concorrente faz nas mídias sociais? Quais tipos de atuação ele adota em cada uma das plataformas?
Essa metodologia divide as estratégias nas mídias sociais da seguinte maneira: segmentação por tipo de atuação, localização ou perfil único.

Entre os tipos de atuação, foram identificados como os quatro principais: conversação, institucional, promoção e SAC. Assim, um mesmo perfil pode utilizar as várias formas de atuação ou apenas um deles.
Conversação – Utiliza a plataforma para estabelecer contato com os clientes, fortalece o relacionamento com o seu público.
Institucional – Perfil utilizado para divulgar novidades sobre a empresa.
Promoção – Esse tipo de utilização é caracterizada por informar sobre tarifas especiais ou ações promocionais da empresa.
SAC – A ferramenta é utilizada para responder dúvidas, receber críticas, solucionar problemas e até mesmo informar status de serviços.
O levantamento dos dados é bastante simples, basta considerar as 30 últimas postagens públicas de cada perfil levantado e classificá-las em cada uma das formas de atuação. O resultado se transformará em gráficos como estes:

Após o trabalho de levantamento dos dados, caberá ao analista de mídias sociais realizar a análise dos gráficos associando-os ao histórico da empresa analisada e, posteriormente, definir qual a melhor estratégia para o seu cliente.
Lembrando que, apesar de esses serem os tipos mais frequentes de atuação, eles podem ser modificados dependendo do segmento do negócio analisado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário