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sábado, 3 de dezembro de 2011

Benchmarking em mídias sociais

Recentemente, descobri uma metodologia interessantíssima de benchmarking em mídias sociais proposta pela Mapa Digital, uma empresa de pesquisas em plataformas digitais.

Como analisar o que o seu concorrente faz nas mídias sociais? Quais tipos de atuação ele adota em cada uma das plataformas?

Essa metodologia divide as estratégias nas mídias sociais da seguinte maneira: segmentação por tipo de atuação, localização ou perfil único.


Entre os tipos de atuação, foram identificados como os quatro principais: conversação, institucional, promoção e SAC. Assim, um mesmo perfil pode utilizar as várias formas de atuação ou apenas um deles.

Conversação – Utiliza a plataforma para estabelecer contato com os clientes, fortalece o relacionamento com o seu público.

Institucional –
Perfil utilizado para divulgar novidades sobre a empresa.

Promoção –
Esse tipo de utilização é caracterizada por informar sobre tarifas especiais ou ações promocionais da empresa.

SAC –
A ferramenta é utilizada para responder dúvidas, receber críticas, solucionar problemas e até mesmo informar status de serviços.

O levantamento dos dados é bastante simples, basta considerar as 30 últimas postagens públicas de cada perfil levantado e classificá-las em cada uma das formas de atuação. O resultado se transformará em gráficos como estes:


Após o trabalho de levantamento dos dados, caberá ao analista de mídias sociais realizar a análise dos gráficos associando-os ao histórico da empresa analisada e, posteriormente, definir qual a melhor estratégia para o seu cliente.

Lembrando que, apesar de esses serem os tipos mais frequentes de atuação, eles podem ser modificados dependendo do segmento do negócio analisado.

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