Quando se trata de Twitter, uma das ferramentas mais conhecidas é o Tweet Rank. Nele, você encontrará um ranking dos melhores perfis no Brasil, os mais seguidos, os que mais seguem, aqueles que mais tuítam e os mais listados.
Ao pesquisar por um perfil, você conhecerá a nota atribuída ao perfil (que varia de 0 a 100), além da evolução dessa nota e do número de seguidores.
A essa altura, você deve estar se perguntando, como a nota do Tweet Rank é calculada? Alguns fatores são considerados e, para conhecê-los, sugiro que você visite a página de dúvidas da ferramenta para entender como o Tweet Rank funciona.
O mais importante é saber que essa nota não pode ser comparada com as notas de outros perfis, uma vez que a evolução desse número depende de uma série fatores. Nesse caso, ela é usada para medir a evolução do próprio perfil analisado, com o objetivo de definir estratégias de atualização de conteúdo, melhorando frequência e linha editorial.
Quando falamos de Facebook, uma métrica relevante é a chamada Edge Rank. O Edge Rank é um algoritmo que determina a qualidade de um post no Facebook. É um critério para avaliar tudo o que é postado na rede social. É baseado nele, por exemplo, que o Facebook determina o que deve ou não ser exibido no mural e Neswfeed dos fãs e amigos.
Como o Edge Rank é calculado? Assim como Tweet Rank, a fórmula do Edge Rank se baseia em três fatores: afinidade, peso do conteúdo e tempo de publicação. Entenda cada uma dessas variáveis:
Afinidade - Representa a quantidade de interações que cada post recebe. A quantidade de fãs ou amigos que curtem, comentam e visualizam fotos e vídeos é determinante nesse critério. Perfis que costumam interagir com os posts de sua página ou perfil terão probabilidade maior de ver sua mensagem exibida no Mural deles.
Peso do conteúdo - O Facebook atribui um peso para cada tipo de conteúdo. Embora não esteja escrito em lugar algum, é consenso entre os especialistas que fotos e vídeos têm um peso maior que textos e links. A função Perguntas seria a campeã, com um peso bem maior do que as citadas anteriormente. Com base nesse critério de cálculo, os conteúdos mais interativos têm mais chance de conseguir uma boa propagação e, consequentemente, uma maior relevância para o perfil ou página.
Tempo de publicação - O Facebook atribui um peso maior a posts mais recentes. Portanto, postagens mais recentes tendem a ter um peso maior em termos de Edge Rank.

Confira algumas dicas sobre como maximizar a sua exposisão no Facebook:
Conteúdo de maior peso - Fotos, vídeos e perguntas parecem ter um peso maior em termos de Edge Rank. Dê preferência a esse tipo de conteúdo em seus posts, mas não se esqueça de variar o seu conteúdo para torná-lo mais atraente. Ter um bom Edge Rank é bom, mas ser interessante para os seus amigos ou fãs é mais ainda.
Conteúdo de maior engajamento - Quanto maior o engajamento, maior o Edge Rank, por isso esse é o melhor conteúdo para ser postado. Evite colocar conteúdo para “marcar presença”. Se você não tem conteúdo, busque em outro lugar, publicando assuntos afins de forma a enriquecer o seu timeline.
Incentive a interação - Da mesma forma que usamos o Call to Action em peças publicitárias, essa é uma prática também válida em termos de posts no Facebook. Um pedido de interação sempre facilita bastante essa atitude. Em blogs essa técnica é muito usada, solicitando um comentário ao final do post. Adote essa estratégia também no Facebook.
Aproveite horários de pico - É fácil descobrir pelo Google Analytics quais são os horários preferidos pelos seus fãs e amigos no Facebook. Tente concentrar sua atividade nesses horários para que suas chances de interação sejam maiores e consequentemente seu Edge Rank também.
As pontuações no Tweet Rank e no Edge Rank são indicadores importantes para qualquer participação no Twitter e Facebook, por isso, em sua próxima postagem, lembre-se que uma linha editorial bem preparada é essencial para uma boa propagação nas mídias sociais.
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