Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Luiza (que já voltou do Canadá), os memes e as mídias sociais

Caiu na rede, todo mundo comenta. Esse são os memes, imagens, gírias ou comportamentos que vão sendo repassados pela internet e viram mania.

Segundo a professora de marketing digital Martha Gabriel, os memes surgem ou porque alguém achou engraçado, ou para pertencer a algum grupo, para ganhar dinheiro ou até mesmo para ser aceito.

Rage Faces

Qualquer pessoa pode ser iniciador de um meme, o fato é que eles constituem manifestações únicas e espontâneas que não podem ser copiadas, não têm replay e perdem suas características se reaproveitados como algumas marcas fizeram com o "Luiza, que está no Canadá".

O primeiro reaproveitamento foi feito pela operadora Vivo que, imediatamente, providenciou um comercial para a Vivo Internet 3G com Gerardo Rebello, o pai da Luiza do Canadá que agora está no Brasil.

Nesse comercial (de roteiro duvidoso), ele revela que usava a internet 3G da Vivo para falar com a Luiza quando ela estava no Canadá (acho que perdi essa parte), e faz um apelo surpreendente no final. Infelizmente, o apelo surpreendente não vingou e, ao que parece, a Regina continuará na Alemanha (rs).

O vídeo já acumula mais de 400 mil visualizações, mas infelizmente não temos o feedback dos usuários já que, diferente do Magazine Luiza, a Vivo não permitiu que os usuários avaliassem ou comentassem seu vídeo (#fail).


O segundo reaproveitamento foi um vídeo (de produção e roteiro duvidodos) idealizado pelo Magazine Luiza para um concurso cultural em que um novo nome seria escolhido para o magazine (já que a Luiza estava no Canadá). Dessa vez, a protagonista foi a própria Luíza que convidava os usuários (animadíssima?) a participarem do concurso.

Felizmente, o Magazine Luiza deu oportunidade para os usuários avaliarem o vídeo e, infelizmente, o resultado não foi muito satisfatório. Quase 90% das avaliações são negativas.


Observação: O vídeo acima não é o original. O material produzido e publicado no canal do Magazine Luiza no Youtube foi marcado como privado, certamente em função da má repercussão. (trecho atualizado em 22/02/2012.)

Aqui, cabe lembrar que meme e viral não são a mesma coisa. Enquanto o viral (como o próprio nome sugere) é qualquer coisa que se espalha rapidamente, o meme é algo que, além de se espalhar de maneira colaborativa e orgânica, ganha versões e pode ter o seu significado alterado.

Isso signfica que "Luiza, que está no Canadá" se trata de um meme que se espalhou e ganhou várias versões no mundo todo, como esta que vocês assistirão agora:

Nenhum comentário:

Postar um comentário