Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Seminário HSM: transmissão das palestras com Philip Kotler e Charlene Li sobre Marketing 3.0


Na última quarta-feira (28), foram transmitidas, no Center Convention em Uberlândia, as palestras de Philip Kotler e Charlene Li no Seminário HSM.

Antes de falar um pouco sobre as palestras, gostaria de parabenizar as empresas Algar Mídia e Algar Telecom pela iniciativa e por proporcionarem aos empresários e estudantes de Uberlândia a oportunidade de participar de um evento como o Seminário HSM.

Não entrarei em detalhes sobre a palestra de Kotler, nem ao menos listarei aqui todas as minhas anotações. Isso foi feito com louvor por Sylvia de Sá no Mundo do Marketing e, nesse caso, indico a leitura.

Embora o texto do Mundo do Marketing tenha sido direcionado para o Marketing 3.0, Kotler, no início de sua palestra, falou sobre como as empresas podem aproveitar as turbulências do mercado em seu favor e de que maneira elas sobrevivem por mais tempo. Também apresentou as três forças que movem os negócios, falou sobre a construção de cenários de negócios, cocriação e sobre o papel de um CEO e de um CMO em uma empresa.

Apenas nos últimos slides, o termo Marketing 3.0 foi, com excelência, explicitamente abordado. Nessa parte, transcrevo o trecho de Sylvia de Sá que diz:

"Para se destacar no contexto atual, as companhias precisariam sair do Marketing 1.0 – onde se encontra a maioria das empresas do planeta – para o Marketing 3.0. Apesar da ideia não ser novidade e vir sendo amplamente divulgada por Kotler em todo o mundo, o conceito está longe de sair do papel."

Enxergar o seu cliente como um ser humano, essa parece ter sido a frase de maior destaque, chamando para um novo modelo de marketing que "trata os clientes não como meros clientes, mas como seres complexos e multifacetados".

Termino minhas considerações sobre essa palestra dizendo que, para as pessoas que não leram (como eu!) o livro Marketing 3.0 - As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano de Philip Kotler, essa leitura, certamente, será uma excelente maneira de elucidar os conceitos apresentados durante o seminário.

Quanto à palestra de Charlene Li, inicio com um trecho introdutório do livro Manual de Marketing em Mídias Sociais de Darren Barefoot e Julie Szabo (indico a leitura!):

"Este livro não é para você se... você já estiver navegando no burburinho da mídia social. Se você for um blogueiro há cinco anos e tiver mais de 500 amigos no Facebook."

Esse trecho é apenas uma alusão à palestra que, para profissionais que já possuem algum conhecimento na área de mídias sociais, ofereceu conteúdo limitado.

Em resumo, Charlene falou sobre como as empresas têm receio de entrar nas mídias sociais por terem medo de perder o controle, defendeu a importância de se aprender com a experiência do cliente e com o que é dito sobre uma empresa na rede. Também enfatizou como "aprender" com as mídias sociais se trata de mudar o modo de pensar e, principalmente, de agir em seu negócio.

A palestrante também levou números e apresentou cases nacionais. Falou sobre a importância do diálogo e de dar suporte ao cliente. Chamou atenção para como, na mídia social, trata-se de ser mais humano e de manter uma experiência contínua.

Nessa última palestra, a frase em destaque deve ser: "Garanta metas estratégicas". Ao final da palestra, Charlene Li ressaltou a importância de se definir quais são as coisas que nós, enquanto profissionais, podemos realizar como empresa, para que, em seguida, vejamos como as mídias sociais podem ajudar a alcançar tais metas.

Termino este texto reforçando a percepção de Sylvia de Sá quando diz que “a maioria das empresas é de Marketing 1.0" e que "apesar da ideia (Marketing 3.0) não ser novidade e vir sendo amplamente divulgada por Kotler em todo o mundo, o conceito está longe de sair do papel."

Nenhum comentário:

Postar um comentário