"Cada vez mais as empresas estão investindo em especialistas que possam posicioná-las no mundo frenético - e vital para os negócios - das redes sociais. E cada vez mais gente afirma estar apta a assumir este papel".
Depois de assistir, me coloquei no lugar dessas empresas, essas mesmas que estão investindo em especialistas em redes sociais. Se você trabalha há algum tempo na área, certamente, sabe dizer que "pode somar muito à empresa, que sabe tudo sobre sites de relacionamento, marketing viral, tendências do mundo web" etc. Mas se a empresa te pergunta como isso tudo funciona, você está preparado para responder?
Se pra você um seguidor no Twitter ou um Curtir no Facebook valem por si só, então você realmente dá margem para que isso também se transforme em moeda de valor para a pessoa que está te contratando. Ou seja, você devolve todo o investimento de uma empresa em seguidores e Curtir, e ela paga o seu salário na mesma moeda.
Para não estar entre a turma daqueles que afirmam estar aptos a assumir o papel de analista de mídias sociais e para mostrar o que você sabe sobre o assunto e o que você está aprendendo (como muitos estão), informe-se. Todos os dias, vários posts sobre mídias sociais são publicados. Isso não significa que você precise ler todos eles, mas selecione aqueles autores nos quais você confia e que oferecem conteúdo relevante.
Você sabia que a Hitwise apresentou um estudo em que comparou o número de visitas a um site com o número de fãs no Facebook? Os resultados mostraram que um fã no Facebook, aparentemente, é igual a 20 visitas adicionais para o site ao longo de um ano (mais informações: ProXXima). Isso sim é valor para uma empresa. E ainda assim, não é o final.
Há algum tempo trabalhando na área, já encontrei posts, tirinhas, vídeos, várias críticas a estes novos profissionais, mas confesso que nenhuma tão inteligente quanto essa do queridíssimo Maurício Ricardo. Acho que não é à toa que dizem que "toda brincadeira tem um fundo de verdade".
Um grade abraço e até!

Nenhum comentário:
Postar um comentário