Páginas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

5 erros comuns em ações de marketing em Mídias Sociais (comentado)

Uns dias atrás, li um post no blog Mídia Boom intitulado “5 erros comuns em ações de marketing em Mídias Sociais” do autor Chico Montenegro.

Os 5 erros listados pelo Mídia Boom estão entre a lista dos dez erros muito comuns em ações de mídias sociais criada por Daniel Offer, do site SocialMediaSEO.

Depois de ler o post, resolvi postá-lo neste blog e, claro, adicionar aos 5 erros mais comuns as minhas considerações.


1. Não contratar um especialista em Mídias Sociais


As redes sociais virtuais são consideradas ambientes informais, e essa ideia faz com que empresas, até mesmo as grandes corporações, não encarem essa área de atuação do marketing com a importância que ela deve ter. É comum vermos empresas criando perfis nas mídias sociais e deixando na mão de pessoas que não entendem nada desse novo universo da comunicação digital.


Comentário:
Enquanto um novo universo da comunicação digital, como as mídias sociais poderiam exigir um especialista? Quanto tempo se gasta para ser tornar um especialista? Dias, meses, anos de pesquisa? Até hoje, esse tema sequer foi discutido em um curso de graduação ou pós-graduação. O que vemos, até hoje, são cursos de férias e palestras de profissionais que ainda se aventuram nessa área e aplicam em mídias sociais o conhecimento que têm em mídia e marketing digital.

Acredito que, nesse caso, as boas ideias e a ânsia por respostas tenham mais valor, porque perguntas existem e milhares delas, o que não temos ainda são as respostas ou pessoas que possam respondê-las. Então, acredite, busque por alguém que esteja envolvido nesse meio e procure conhecer as experiências que essa pessoa já teve na área.


2. Disseminando informação de forma superficial


Você tem uma marca e diversos produtos que podem atingir diversos segmentos de consumidores – na verdade, isso acontece com muitas empresas. Então, acaba criando perfis em diversas mídias sociais, mas não atualiza com cuidado e realmente não foca no assunto que seu consumidor busca. Um grande erro!

Crie o foco de sua ação de marketing em poucas mídias sociais, mas faça com dedicação. Leve conteúdo que possa realmente interessar seu consumidor e interaja; para isso que servem as redes sociais. Comunique-se de forma verdadeira com seu consumidor.

Comentário: Interação, essa é realmente a palavra-chave quando se fala em mídias sociais. Mas o que essa palavra significa?

interação
(àç)
s. f.
1. Influência recíproca de dois ou mais elementos.

Se levarmos em consideração que para haver interação precisamos de dois ou mais elementos, não basta então disseminar conteúdo. Claro que conteúdo relevante é um dos quesitos mais importantes em qualquer tipo de mídia, mas, nesse caso, antes de haver interação é preciso haver estratégia.

Que tipo de estratégia você vai adotar para alcançar o seu público-alvo? Basta divulgar e utilizar as suas redes sociais como murais de conteúdo da sua marca?


3. Não investir dinheiro


Criar uma conta no Twitter ou no Facebook não custa nada, correto? Sim. Porém, uma ação bem calculada com planejamento e monitoramento exige um investimento não só de tempo, mas também de capital na contratação de bons profissionais – como citado no primeiro item – e de ferramentas necessárias para isso, como as de monitoramento profissionais.

Comentário: Bons profissionais e ferramentas apropriadas formam um bom começo. Mas lembre-se de que, antes de iniciar a sua aventura, você precisa saber se o seu profissional entende a ferramenta e sabe como os gráficos poderão ajudar a traçar estratégias de ação.

Não basta ter números, é preciso compreendê-los. Além disso, como a área é bastante recente, até mesmo as ferramentas “profissionais” ainda dão espaço para receberem críticas e sugestões sobre o seu funcionamento.


4. Esperar que as Mídias Sociais possam vender seu produto


Existem muitos profissionais dizendo que as redes sociais podem aumentar – e muito – suas vendas. Certo, isso pode acontecer, mas leva tempo e dedicação. Não pense que criar um perfil no Twitter e contratar o melhor profissional de mídias sociais da sua cidade trará milhões de clientes para sua empresa. Alguns sim, mas as mídias sociais trarão, antes de tudo, a consciência de marca e a proximidade de clientes exigentes e altamente conectados com as mudanças.

Comentário: Antes de iniciar qualquer campanha, defina seu objetivo. Aumentar os acessos do seu site, os cliques em um produto, aumentar as vendas da sua empresa? De que ramo é o seu negócio, varejo, automóveis, alimentos? Qualquer que seja, você precisa ter claro em sua mente que, ao iniciar o seu trabalho nas mídias sociais, você precisa de um objetivo. Só assim você saberá de que maneira conseguirá atingir o seu público e se as mídias sociais são o melhor meio para isso.

Veja o exemplo das grandes empresas de incorporação, muitas já se aventuraram nessa área e, em pouco tempo, vem aumentando muito suas vendas, além de fidelizarem e conquistarem novos clientes.
Ah, claro, lembre-se também de que mídias sociais são mídias de apoio. Não espere que o seu perfil Twitter seja o responsável por todas as vendas da sua empresa.


5. Não medir o ROI


O retorno sobre investimento é o que lhe trará a prova dos nove sobre tudo que está fazendo em sua campanha de marketing. Isso serve para qualquer investimento em ações de marketing e propaganda, e com as mídias sociais é essencial.

Comentário: Até pouco tempo, não se sabia ao certo qual a forma de medir o ROI em mídias sociais, até porque afirmamos que mídias sociais são mídias de apoio. Então, onde essa história de ROI termina? Ela termina no seu negócio.

Se o seu objetivo ao se aventurar nas redes sociais é divulgar o seu produto, procure saber dos seus clientes qual deles chegaram até você porque viram a sua marca ou o seu produto nesse tipo de mídia. Nesse caso, acessos ao site e cliques não são o suficiente pra você.

Investigue, utilize pesquisas de pós-venda, interrogue com sutilidade o seu cliente, só assim você saberá qual retorno você obteve sobre o seu investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário