Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Skol Cincão no Orkut. Adocica, meu amor, adocica...

Uma pergunta que eu sempre me fiz é: o que verdadeiramente impulsiona a criação de uma comunidade no Orkut? Muitas marcas possuem as suas comunidades, algumas possuem milhares de comunidades, mas alguém algum dia já se perguntou por que elas existem?

O meu palpite é o seguinte: as comunidades refletem o comportamento, as ideias, atitudes, gostos, resumindo, elas refletem a identidade de cada um daqueles que se tornam membros de qualquer uma delas.



Você também já se perguntou por que existem milhares de comunidades com o nome “Só mais 5 minutinhos” e por que a maior delas já conta mais de 2 milhões e 500 mil usuários? Levante a mão quem nunca ativou a soneca pra dormir só mais esses minutinhos.

Acontece que muitas empresas criam suas comunidades e não compreendem que para que elas funcionem precisarão provocar a identificação com o usuário. Alguma vez você já se perguntou quem se identifica com a sua marca?

Considero um exemplo incrível de identificação a campanha Skol Cincão, conhecida pelo famoso hit Adocica, meu amor, adocica do cantor Beto Barbosa... A irreverência do comercial provocou tanta empatia que, em pouquíssimo tempo, dezenas de comunidades fazendo referência ao comercial foram criadas no Orkut e a maior delas já conta com mais de 200 mil pessoas.

O mais curioso disso é que nenhuma delas foi criada pela Skol, foram os próprios usuários os motivadores de toda movimentação.

E você, já tem um amigo que queima o filme nos churrascos com a galera? Então, deixo vocês com o comercial que, a meu ver, é bacanérrimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário